Formação Internacional “Draw for Your Rights”
A Associação Spin está a promover o curso de formação internacional “Draw for Your Rights” em Lisboa, em Portugal!
Esta formação internacional vai decorrer do dia 1 de Abril (chegada a partir das 18h à Associação Spin) até 9 de abril (partida) de 2022 e vai reunir 27 youth workers, líderes juvenis, técnicos e voluntários que trabalham com jovens e/ou comunidade, oriundos de/ou com residência em Portugal, Espanha, França, Grécia, Croácia, Bulgária, Macedónia e Turquia sendo coordenado pela Associação Spin.
O foco da formação será em torno da Educação para os Direitos Humanos, pensando o papel dos seus intervenientes enquanto pessoa, educadores e agentes, usando a ilustração e BD como ferramentas educativas para a consciencialização e promoção de valores comuns no trabalho juvenil.
A Associação Spin é uma organização sediada no Bairro Padre Cruz em Carnide (Lisboa, Portugal) e pretende, com este projeto, reunir trabalhadores juvenis, independentemente das suas origens, fomentando a sua cooperação e consciencialização para a importância dos Direitos Humanos, garantindo que os mesmos sejam salvaguardados.
Principais objectivos da Formação Internacional:
- Educar e promover os Direitos Humanos junto dos jovens e jovens adultos;
- Desenvolver o uso do desenho e outras práticas artísticas enquanto ferramentas educacionais para serem usadas no trabalho juvenil do dia a dia e como forma de ação;
- Desenvolver competências de comunicação;
- Desenvolver pensamento criativo.
Perfil de participante ideal:
- técnicos juvenis, líderes juvenis, educadores, facilitadores, voluntários que trabalhem directamente com jovens e/ou comunidade
- com vontade de aumentar o seu conhecimento sobre Educação para os Direitos Humanos através do uso de ferramentas educativas e empoderadoras como seja o desenho/ilustração/BD
- com vontade e motivação para explorar o/a artista que existe dentro de si
- com vontade e motivação para multiplicar os resultados obtidos na Formação junto da sua comunidade
- com capacidade para entender e expressar-se em inglês
- nacionalidade ou residente em Portugal
Todas as informações de forma mais detalhada podem ser encontradas no infopack.
A participação na formação está coberta a 100% pelo Programa Erasmus+. A viagem de ida e volta será reembolsada mediante a distância entre a residência do/a participante e a Associação Spin onde se irá acontecer a atividade, (valor pré-estabelecido pelo Programa Erasmus+).
O reembolso do custo das viagens será feito depois da formação, mediante a apresentação de todos os recibos, faturas e cartões de embarque (caso se perca algum recibo este não será reembolsado) e submissão de avaliação final num prazo máximo de 90 dias.
Informações logísticas:
Todas as despesas de alojamento e alimentação estão cobertas a 100% pelo Programa Erasmus+, sem qualquer custo para os participantes. Os participantes estarão hospedados no incrível hostel (SPIN Hostel) em Lisboa. O custo do seguro de viagem fica a cargo do participante.
Requisitos de participação:
- Ser sócio(a) da Associação Spin (Ainda não és sócio(a)? Visita esta página!);
- Ter pelo menos 18 anos de idade ;
- Residir legalmente em Portugal;
- Ter interesse em Direitos Humanos, processos criativos, ferramentas criativas, ilustração/BD aprendizagem intercultural;
- Estar motivado(a) em contribuir para as atividades propostas;
- Ter disponibilidade total para participar nos dias 1 e 9 de Abril de 2022;
- Na seleção será dada prioridade aos sócios da Associação Spin e às pessoas em situação de desemprego.
Candidaturas:
Todas/os as/os interessadas/os devem preencher e submeter a application form até dia 17 de Fevereiro (quinta-feira). As candidaturas serão avaliadas por ordem de chegada. Não percas tempo!
Para mais informações, contactar international@a-spin.pt com a indicação “TC Draw for Your Rights”.
Todos os projetos da Associação Spin pretendem contribuir para a divulgação e concretização da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos Desenvolvimento Sustentável, aprovados por unanimidade por 193 Estados-membros da ONU em 2015.