Descobre aqui os cursos de formação e workshops que a Spin promoveu ou nos quais participou! Para mais informações acerca do evento, clica no seu nome.
Data e lugar
7 a 15 de Maio de 2022, no Bairro Padre Cruz, em Lisboa, Portugal
Descrição
Curso de Formação Internacional que pretendeu usar o desenho e a ilustração enquanto ferramentas educacionais para trabalhar e promover a Educação para os Direitos Humanos (EDH).
Partindo da premissa de que para ilustrar não é necessário saber desenhar mas saber comunicar de forma efetiva, exploramos o desenho enquanto ferramenta educacional para empoderar jovens e jovens adultos.
Para tal, exploramos Educação para os Direitos Humanos (EDH) através de 3 dimensões: “Eu pessoa”, “Eu educador/a”, “Eu em ação” de forma a compreender e promover EDH dentro do trabalho juvenil.
Objetivos a alcançar:
– Educar jovens e jovens adultos para os Direitos Humanos
– Desenvolver a prática do desenho enquanto ferramenta educacional para ser usada por técnicos de juventude no seu trabalho diário e como forma de ação na comunidade
– Desenvolver competências ao nível da comunicação
– Desenvolver pensamento criativo
Resultados do projeto
– Sessões de multiplicação sobre as aprendizagens, levadas a cabo nos países de origem dos participantes
– Brochura resumo sobre o projeto – Booklet
Organizações Parceiras
Kaebnai (Espanha)
Bokra Sawa (França)
Walk Together (Bulgaria)
Hellas for Us (Grécia)
Institut za Poticanje Mladih (Croácia)
CET Platforma Skopje (República Norte da Macedónia)
Genclikte Spor Sanat ve Egitim Dernegi (Turquia)
Fotos
Dia 1
Dia 2
Dia 3
Dia 4
Dia 5
Dia 6
Dia 7
Este projeto foi co-financiado pelo programa Erasmus+.
Data e lugar
12-19 de maio 2019, em Lisboa, Portugal
Descrição
Tratou-se de um Curso de formação financiado pelo programa Erasmus+, no âmbito do qual a Spin acolheu 30 técnicos de juventude, professores e educadores de Portugal, Roménia, Alemanha, Espanha, Itália, Eslovénia Noruega em torno do tema da Pedagogia de emergência, uma abordagem pedagógica não conflituosa que ajuda crianças e jovens a processarem as suas experiências traumáticas.
O curso incluiu sessões teóricas sobre traumatologia e workshops práticos em arte terapia e movimentos ritmicos. Os participantes foram equipados com novas habilidades e competências para a estabilização psicossocial e prevenção de trauma nas crianças e jovens com quem trabalham.
O albúm de fotos do projeto encontra-se aqui!
Colagem de fotos representativas de cada dia do curso, aqui.
- Resultados do projeto:
- Sessões públicas sobre a Pedagogia de Emergência tais como o Cine-fórum na Universidade Europeia e a Apresentação dos resultados dos Workshops no Espaço Comunitário Antiga Escola Rio Tejo.
- Brochura “How to help youngsters with trauma with Emergency Pedagogy” (download aqui):
Brochura para conscientizar e divulgar como os técnicos de juventude podem aplicar a Pedagogia de Emergência no seu trabalho com crianças e jovens em risco de desenvolverem sintomas de stress pós-traumático.
- Artigos e testemunhos dos participantes:
Alemanha Bettina, Alemanha Julia, Estónia (voluntária Spin, que colaborou na implementação do projeto), Espanha, Portugal Ana, Portugal Marta, Portugal Luciana, Portugal Jésus, Eslovénia, Roménia e Grécia.
- Video-stories do projeto:
Organizações parceiras:
- Associação Spin – Portugal
- Freunde Waldorf – Alemanha
- PATRIR – Roménia
- Associazione Vicolocorto – Italia
- You in Europe – Grécia
- Socialna akademija – Eslovénia
- Asociacion Mundus – Espanha
- Trondelag Fylkeskommune – Noruega
- Crescer na Maior – Portugal
Este projeto foi co-financiado pelo programa Erasmus+ e recebeu apoio da Junta de Freguesia de Carnide e Universidade Europeia.
6-14 Outubro 2015, em Lisboa, Portugal
Descrição
O curso “3I” formou parte do projeto “3E to 3I: Exchanging Empowering Engaging to Increase Innovate Include”.
A primeira fase do projeto decorreu em Março de 2015. Foi um seminário que reuniu 20 formadores e trabalhadores juvenis com experiência na educação não-formal, tendo por objectivo a troca de ideias de actividades/dinâmicas de educação não-formal/simulações para a inclusão social.
Nesta segunda fase – curso de formação – 20 trabalhadores e líderes juvenis, interessados em aplicar os métodos de educação não-formal no seu trabalho com jovens, aprenderam sobre a educação não-formal, conhecendo também as actividades propostas na 1ª fase.
Vejam aqui algumas fotos do evento!
Apoios
Programa Erasmus+ Juventude em Ação
Junta de Freguesia de Carnide
21 – 27 Abril 2014 em Lisboa, Portugal
Descrição
Durante o mês de Abril, de 21 a 27,foi implementado em Lisboa o curso de formação internacional “Us & the Others: Photography and Multiculturalism”.
O principal objetivo deste curso de formação foi fornecer aos seus participantes os conhecimentos teóricos e técnicos necessários para a utilização da fotografia como um instrumento para comunicar e fomentar o multiculturalismo na sociedade actual.
Baseado na crença que a fotografia é um potente meio de transmissão de mensagens, capaz de modificar opiniões e atitudes, com este curso de formação, apoiado pelo Programa Grundtvig Aprendizagem ao Longo da Vida, 6 participantes tiveram a oportunidade de melhorar as suas competências técnicas de fotografia autoral, aliando-as aos conceitos de multiculturalismo abordados.
A metodologia utilizada foi baseada na aprendizagem “peer to peer”, aliando técnicas de educação formal e não-formal, retirando as mais valias de cada uma delas.
Foi uma semana de muitas aprendizagens e partilha de conhecimentos, com óptimos resultados práticos. Vejam a webgallery com os trabalhos finais dos diversos participantes.
Data e lugar
25 Fevereiro – 5 Março 2014 em Lisboa, Portugal
Países participantes
Bulgária, Chipre, França, Hungria, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia.
Descrição
O objectivo principal do curso foi aumentar o conhecimento sobre a ligação entre os Direitos Humanos e as questões ambientais para assim aumentar a participação consciente dos jovens na defesa de um desenvolvimento global mais sustentável, através da sua participação activa a nível local. Este objectivo baseava-se na crença de que a crítica situação ambiental global está interrelacionada com as violações dos Direitos Humanos que acontecem em todo o mundo, podendo, a participação activa dos jovens a nível local, ter um impacto na criação de um desenvolvimento mais sustentável a nível global.
Através das actividades realizadas neste curso de formação (actividades de educação não-formal, visitas de estudo, reuniões com representantes de ONGs locais), os participantes ligaram a ecologia ao desenvolvimento urbano, os direitos sociais ao crescimento económico, o ambiente ao ser humano, criando uma ponte entre a economia, a justiça social e a protecção do meio ambiente, vistos como componentes interdependentes e que se reforçam mutuamente na vida democrática.
Vejam aqui algumas fotos do curso e o vídeo final!
Apoios
Este curso de formação teve o apoio do Programa Juventude em Acção.
Data e lugar
22 – 28 Outubro 2013 em Vilnius, Lituânia
Descrição
Social Inclusion Trainer foi um curso de formação para formadores.
Os seus principais objectivos foram:
- O desenvolvimento de competências de formação por parte de formadores trabalhando com organizações focadas na inclusão social;
- Equipar os formadores e monitores que trabalham com jovens com o conhecimento e as aptidões necessárias para preparar, implementar e avaliar actividades educacionais para jovens;
- Fomentar a abordagem dos participantes relativamente à inclusão social e o seu papel no seu grupo-alvo;
- Capacitar os participantes a usar metodologias socialmente inclusivas adequadas ao trabalho com jovens;
- Familiarizar os participantes com os princípios de formação e aprendizagem.
Com a participação de jovens formadores vindos da República Checa, Itália, Reino Unido, Lituânia, Portugal, França, Eslovénia, Turquia, Chipre e Roménia, este curso de formação foi uma mais valia para todos eles, permitindo o desenvolvimento de competências e aprendizagem de novas técnicas.
Data e lugar
18 – 25 Agosto 2013 em Berlim, Alemanha
Enviámos dois participantes para este curso de formação de formadores organizado pela CRISP, uma Associação de Berlim, na Alemanha, e pelo Instituto de Formação e Desenvolvimento Millenium, da Moldávia. 17 ativistas da sociedade civil de vários países foram a Berlim para se familiarizarem com a metodologia de jogos de simulação, a fim de serem capazes de aplicá-la durante o seu trabalho, nas suas organizações respetivas. Além de conduzir vários jogos de simulação e visitar a Humanidade em Ação, uma outra ONG que utiliza esta metodologia, os participantes receberam um extensivo conteúdo teórico. Durante a segunda fase do curso de formação, os participantes até desenharam os seus próprios jogos de simulação sobre temas relevantes para as suas áreas de trabalho. Os assuntos incluíram, entre outros, o desenvolvimento da consciência sobre as diferentes facetas das migrações e o aumento do ativismo entre os jovens.
Apoios
Este curso de formação teve o apoio do Programa Juventude em Acção.
Datas e lugar
9-17 de Novembro de 2012 em Lisboa (Portugal)
Descrição
O principal objetivo do workshop foi estimular e incentivar os adultos a ler obras literárias e escrever, dar-lhes uma base teórica geral, as ferramentas e técnicas que revelam caminhos para a produção criativa de textos. Os participantes foram envolvidos em palestras interativas, sessões de discussão, leituras e exercícios que produziram um ambiente intercultural que nutre a criatividade. Os aprendizes nas actividades do workshop iriam adquirir meios de escrita apenas por uma questão de escrita, nem só como um veículo de auto-expressão ou sucesso profissional. Adquiriram-nos para cultivar e valorizar tradições literárias e para os levar a encontrar fontes de inspiração para chegar ao ponto de produção criativa.
Temas que foram explorados no Workshop
- Os inícios essenciais: o que são literatura e experiências de leitura?
- Por que escrever / criar ou ler literatura no século 21?
- Ficção para iniciantes
- Não-ficção criativa: escrita de memórias e ensaio pessoal.
- Interpretação e sobre interpretação
- iLearn eLearn: Novas tecnologias e escrita criativa.
- A arquitetura e espírito da cidade como inspirações para a criação de enredos e personagens.
- Plágio? Discussão sobre a reciclagem e construção de idéias já existentes.
- Escrevendo para Comics, Manga e graphic novels.
- A psicologia da leitura e da escrita
Apoios
Este workshop teve o apoio do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.
14-20 de Outubro de 2012 em Lisboa (Portugal)
Descrição
O curso abordou principalmente os seguintes temas:
- dinâmica de grupo e habilidades relacionais
- comunicação eficaz e não violenta
- compreensão mútua em ambiente intercultural
- aprendizagem experiencial
- aspectos emocionais de um conflito e auto-reflexão
- educação para direitos humanos
- análise de conflitos e conflict mapping
- transformação de conflitos não-violenta
- cidadania activa e campanhas
A abordagem metodológica foi baseada na educação não-formal (palestras interativas, exercícios de pensamento criativo, dramatizações, trabalho de grupo, teatro, simulação…).
Participantes: 18 participantes de 7 países (Portugal, Itália, Bulgária, Eslovénia, Roménia, Suécia)
Apoios
Este curso de formação teve o apoio do Programa Juventude em Acção.
13-21 de Outubro de 2012 em Comaruga (Espanha)
Descrição
Brevemente disponível.
Apoios
Este curso de formação teve o apoio do Programa Juventude em Acção.
8-15 de Setembro de 2012 em Palermo (Itália)
Descrição
Brevemente disponível.
Apoios
Este curso de formação teve o apoio do Programa Juventude em Acção.
13-21 de Novembro de 2011 em Lisboa (Portugal)
Descrição
Brevemente disponível.
Apoios
Este curso de formação teve o apoio do Programa Juventude em Acção.
4-9 de Setembro de 2011 em Torri Superiore (Itália)
Descrição
Este curso de formação teve como principal objectivo analisar a tarefa e o papel dos mentores no Serviço Voluntário Europeu (SVE).
Com a principal função de auxiliar os voluntários na sua integração social e na vida da cidade de acolhimento, os mentores são sobretudo acompanhantes do desenvolvimento pessoal e profissional dos voluntários.
Neste curso de formação procurou-se clarificar o papel do mentor de forma a torná-lo mais claro e reconhecido pelas entidades competentes, nomeadamente pela Comissão Europeia.
Apoios
Este curso de formação teve o apoio do Programa Juventude em Acção.