“O crescimento Pessoal é um percurso feito de Lugares e Pessoas que encontramos e com as quais partilhamos o desafio de criar juntos o lugar onde cada um tem o seu papel especial e onde todos são importantes… Apoiamos o Spin Hostel porque acreditamos neste crescimento pessoal num contexto que deve ser sempre colectivo.“
- Fábio Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Carnide
Em conjunto com Organizações parceiras, o Spin Hostel teve oportunidade de acolher vários projetos. Alguns exemplos:
Em Abril de 2023, a Escola Secundária Dra. Laura Ayres, do sul de Portugal, trouxe a Lisboa um grupo de jovens alunas e uma professora do curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial para um evento com um dos nossos parceiros de Carnide, a Associação Nacional de Futebol de Rua, sediada no nosso Bairro. O Spin Hostel foi o local escolhido para alojar o grupo, que ficou assim perto de vários serviços e da comunidade de acolhimento do Bairro Padre Cruz.
Em Abril de 2017, a Associação Capoeira Alto Astral trouxe para Lisboa dezenas de praticantes de capoeira para a comemoração dos 29 anos do seu grupo.
O Spin Hostel foi o lugar ideal para acolher 28 pessoas de todo o mundo que vieram participar no Festival que celebrava as relações históricas e culturais entre Portugal, Brasil e África. Nesse Festival houve espetáculos, oficinas, shows, teatros e dança Frevo, assim como muitos metres de Capoeira e professores ilustres de Frevo. Todas as informações sobre o evento aqui.
Em Setembro de 2016, a Associação Cultura 100 Fronteiras trouxe 26 jovens ao Spin Hostel. Vieram da Croácia, República Checa, Itália, Espanha, Reino Unido e Portugal para, durante 6 dias, participar num intercâmbio internacional, o”Olympic Games for Inclusion”, que teve como foco o uso do desporto como instrumento de inclusão social e de promoção do diálogo intercultural, junto do público imigrante. O grupo realizou várias atividades em conjunto com a comunidade local, como a corrida de carrinhos de rolamentos, o campeonato de futebol de rua, rodas de Capoeira e ainda uma festa no espaço exterior ao Hostel, com direito a música ao vivo!
A Fundação Aga Khan alojou no Spin Hostel um grupo de 20 jovens que veio participar numa formação em fotografia entre os dias 4 e 10 de Setembro 2016.
O objetivo principal desta formação foi o de capacitar jovens em técnicas de fotografia e proporcionar-lhes uma experiência única que, quiçá, poderá vir a ser uma sua profissão no futuro.
Alguns dos melhores trabalhos dos alunos estão patentes numa exposição no Centro Ismaili de Lisboa e podem ser vistos aqui.
O Grupo Teatro Oprimido (GTO LX) alojou no Spin Hostel os 25 jovens de vários países que vieram participar no intercâmbio internacional “You(th) create to Praxis” durante o mês de Julho de 2016. Este projeto tinha por objectivo maximizar a ideia da arte como ferramenta de participação social através da prática do Teatro do Oprimido.
A Associação Spin acolheu em Julho 2016 no Spin Hostel um grupo de 25 jovens participantes do intercâmbio “Make it happen!” vindos de Espanha, Estónia, Israel, Polónia e Portugal.
Numa parceria com a Junta de Freguesia de Carnide e o projecto “A Nossa Rua”, este projeto pretendeu sensibilizar os jovens para a importância do trabalho voluntário como uma expressão de cidadania e solidariedade. Entre vários momentos de aprendizagem intercultural, foram criados laços de amizade entre os participantes e a comunidade de Carnide.
O programa Live it Lisbon! da Associação Spin dá a possibilidade de se fazer a diferença numa comunidade enquanto se conhece pessoas de todo o mundo. Os vários grupos que participaram nesta experiência em 2015 e 2016 criaram memórias inesquecíveis através do trabalho voluntário. Nas várias edições do programa, o Spin Hostel alojou jovens vindos do Canadá, Irão, Estónia, Holanda, Indonésia, Irlanda, Itália, Letónia, Malásia, Nepal, Rússia, Tunísia, Turquia, China, Vietname e muitos outros países! Mais informações sobre este programa aqui.
Foram 15 os jovens romenos que acolhemos no Spin Hostel ao longo do mês de Novembro 2015. Os jovens participaram no “CapitALL”, o projeto de Serviço Voluntário Europeu de curta duração co-financiado pelo programa Erasmus+, implementado pela Associação Spin em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da iniciativa “Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015″.
Podem ler a reportagem sobre esta aventura em terras lusas no Spin Blog!
Em Setembro de 2015, o Spin Hostel alojou 25 jovens da Martinica e de Portugal que vieram participar num intercâmbio internacional organizado pela Associação Cultural Ginga Brasil. Este grupo realizou actividades relacionadas com a Capoeira e o Carnaval, com o objetivo de promover a inclusão social através do ritmo, dança, música, cultura e arte urbana. Aqui podem ver um video de uma das atividades desenvolvidas, a Dança Bellé.
Em 2015 alojámos 25 jovens que vieram participar no Curso de Formação “3I: Innovating youth work, multiplying inclusion and active citizenship”, na sequência do Seminário “3E to 3I”, com 25 técnicos de 10 países Europeus, ambos projetos da Associação Spin.
A partir das actividades desenvolvidas foi criado o ToolKit Engaging to Include, um recurso formativo sobre a inclusão e participação, disponível para consulta e download gratuito aqui.
De 17 a 24 de Abril 2015 o Clube Intercultural Europeu, em parceria com os CEMÉA Rhône-Alpes (França), organizou no Spin Hostel uma formação em animação voluntária destinada a (futuros/as) animadores/as franceses/as que se querem especializar em encontros interculturais e campos de férias no estrangeiro.
Em especial, este grupo organizou uma noite de jogos no Espaço Comunitário Antiga Escola Rio Tejo, tendo convidado pessoas e organizações do bairro padre cruz, os quais aderiram a este evento.
A Associação CAIS, promotora também de um projeto de futebol de rua, foi convidada para participar no football for hope fest, um evento que promove o diálogo intercultural, a resolução de conflitos e o acesso à prática desportiva, que decorreu no Rio de janeiro, Brasil. O Spin Hostel acolheu o Encontro de preparação dos jovens portugueses, entre 29 de Junho e 2 de Julho 2014 com o intuito de preparar a prenda cultural da comitiva portuguesa, desenvolver os life skills dos participantes, prepará-los para a utilização da metodologia F3 e desportivamente.