projetos

O crescimento Pessoal é um percurso feito de Lugares e Pessoas que encontramos e com as quais partilhamos o desafio de criar juntos o lugar onde cada um tem o seu papel especial e onde todos são importantes…  Apoiamos o Spin Hostel porque acreditamos neste crescimento pessoal num contexto que deve ser sempre colectivo.

- Fábio Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Carnide

 

Em conjunto com Organizações parceiras, o Spin Hostel teve oportunidade de acolher vários projetos. Alguns exemplos:

Escola Secundária Dra. Laura Ayres
Grupo Escola Secundária

Grupo Escola Secundária

Em Abril de 2023, a Escola Secundária Dra. Laura Ayres, do sul de Portugal, trouxe a Lisboa um grupo de jovens alunas e uma professora do curso profissional de Técnico de Apoio Psicossocial para um evento com um dos nossos parceiros de Carnide, a Associação Nacional de Futebol de Rua, sediada no nosso Bairro. O Spin Hostel foi o local escolhido para alojar o grupo, que ficou assim perto de vários serviços e da comunidade de acolhimento do Bairro Padre Cruz.

Associação Capoeira Alto Astral

Grupo Capoeira Alto Astral

Em Abril de 2017, a Associação Capoeira Alto Astral trouxe para Lisboa dezenas de praticantes de capoeira para a comemoração dos 29 anos do seu grupo.

O Spin Hostel foi o lugar ideal para acolher 28 pessoas de todo o mundo que vieram participar no Festival que celebrava as relações históricas e culturais entre Portugal, Brasil e África. Nesse Festival houve espetáculos, oficinas, shows, teatros e dança Frevo, assim como muitos metres de Capoeira e professores ilustres de Frevo. Todas as informações sobre o evento aqui.

Associação Cultura 100 Fronteiras
Grupo Cultura 100 Fronteiras

Grupo Cultura 100 Fronteiras

Em Setembro de 2016, a Associação Cultura 100 Fronteiras trouxe 26 jovens ao Spin Hostel. Vieram da Croácia, República Checa, Itália, Espanha, Reino Unido e Portugal para, durante 6 dias, participar num intercâmbio internacional, o”Olympic Games for Inclusion”, que teve como foco o uso do desporto como instrumento de inclusão social e de promoção do diálogo intercultural, junto do público imigrante. O grupo realizou várias atividades em conjunto com a comunidade local, como a corrida de carrinhos de rolamentos, o campeonato de futebol de rua, rodas de Capoeira e ainda uma festa no espaço exterior ao Hostel, com direito a música ao vivo!

Fundação Aga Khan

Grupo Aga Khan – foto de Ana Pessoa

A Fundação Aga Khan alojou no Spin Hostel um grupo de 20 jovens que veio participar numa formação em fotografia entre os dias 4 e 10 de Setembro 2016.
O objetivo principal desta formação foi o de capacitar jovens em técnicas de fotografia e proporcionar-lhes uma experiência única que, quiçá, poderá vir a ser uma sua profissão no futuro.
Alguns dos melhores trabalhos dos alunos estão patentes numa exposição no Centro Ismaili de Lisboa e podem ser vistos aqui.

GTO LX
Grupo Teatro Oprimido

Grupo Teatro Oprimido

O Grupo Teatro Oprimido (GTO LX) alojou no Spin Hostel os 25 jovens de vários países que vieram participar no intercâmbio internacional “You(th) create to Praxis” durante o mês de Julho de 2016. Este projeto tinha por objectivo maximizar a ideia da arte como ferramenta de participação social através da prática do Teatro do Oprimido.

Associação Spin

Grupo Make it Happen!

A Associação Spin acolheu em Julho 2016 no Spin Hostel um grupo de 25 jovens participantes do intercâmbio “Make it happen!” vindos de Espanha, Estónia, Israel, Polónia e Portugal.
Numa parceria com a Junta de Freguesia de Carnide e o projecto “A Nossa Rua”, este projeto pretendeu sensibilizar os jovens para a importância do trabalho voluntário como uma expressão de cidadania e solidariedade. Entre vários momentos de aprendizagem intercultural, foram criados laços de amizade entre os participantes e a comunidade de Carnide.

Live it Lisbon!
Grupo Live it Lisbon!

Grupo Live it Lisbon!

O programa Live it Lisbon! da Associação Spin dá a possibilidade de se fazer a diferença numa comunidade enquanto se conhece pessoas de todo o mundo. Os vários grupos que participaram nesta experiência em 2015 e 2016 criaram memórias inesquecíveis através do trabalho voluntário. Nas várias edições do programa, o Spin Hostel alojou jovens vindos do Canadá, Irão, Estónia, Holanda, Indonésia, Irlanda, Itália, Letónia, Malásia, Nepal, Rússia, Tunísia, Turquia, China, Vietname e muitos outros países! Mais informações sobre este programa aqui.

Camara Municipal de Lisboa e Associação Spin
Grupo CapitALL

Grupo CapitALL

Foram 15 os jovens romenos que acolhemos no Spin Hostel ao longo do mês de Novembro 2015. Os jovens participaram no “CapitALL”, o projeto de Serviço Voluntário Europeu‪ de curta duração co-financiado pelo programa Erasmus+, implementado pela Associação Spin em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito da iniciativa “‪Lisboa Capital Europeia do Voluntariado 2015″.

Podem ler a reportagem sobre esta aventura em terras lusas no Spin Blog!

Ginga Brasil Capoeira
grupo-martinica

Grupo Ginga Brasil

Em Setembro de 2015, o Spin Hostel alojou 25 jovens da Martinica e de Portugal que vieram participar num intercâmbio internacional organizado pela Associação Cultural Ginga Brasil. Este grupo realizou actividades relacionadas com a Capoeira e o Carnaval, com o objetivo de promover a inclusão social através do ritmo, dança, música, cultura e arte urbana. Aqui podem ver um video de uma das atividades desenvolvidas, a Dança Bellé.

Associação Spin

Grupo 3E to 3I

Em 2015 alojámos 25 jovens que vieram participar no Curso de Formação “3I: Innovating youth work, multiplying inclusion and active citizenship”, na sequência do Seminário “3E to 3I”, com 25 técnicos de 10 países Europeus, ambos projetos da Associação Spin.
A partir das actividades desenvolvidas foi criado o ToolKit Engaging to Include, um recurso formativo sobre a inclusão e participação, disponível para consulta e download gratuito aqui.

Clube Intercultural Europeu
Grupo Clube Intercultural Europeu

Grupo Clube Intercultural Europeu

De 17 a 24 de Abril 2015 o Clube Intercultural Europeu, em parceria com os CEMÉA Rhône-Alpes (França), organizou no Spin Hostel uma formação em animação voluntária destinada a (futuros/as) animadores/as franceses/as que se querem especializar em encontros interculturais e campos de férias no estrangeiro.
Em especial, este grupo organizou uma noite de jogos no Espaço Comunitário Antiga Escola Rio Tejo, tendo convidado pessoas e organizações do bairro padre cruz, os quais aderiram a este evento.

Associação CAIS
Grupo Associação CAIS

Grupo Associação CAIS

A Associação CAIS, promotora também de um projeto de futebol de rua, foi convidada para participar no football for hope fest, um evento que promove o diálogo intercultural, a resolução de conflitos e o acesso à prática desportiva, que decorreu no Rio de janeiro, Brasil.  O Spin Hostel acolheu o Encontro de preparação dos jovens portugueses, entre 29 de Junho e 2 de Julho 2014 com o intuito de preparar a prenda cultural da comitiva portuguesa, desenvolver os life skills dos participantes, prepará-los para a utilização da metodologia F3 e desportivamente.