É um lugar de encontro para a promoção da inclusão social, da interculturalidade e da mobilidade educativa.
Uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos, de valores e competências profissionais.
É um laboratório de responsabilização, capacitação e cidadania ativa.
O Spin Hostel encontra-se aberto ao acolhimento de grupos e ao apoio das suas atividades e projetos, tais como por exemplo: cursos de formação residenciais, intercâmbios de jovens, campos de férias, workshops artísticos, encontros e retiros espirituais, workcamps, projetos culturais, desportivos e sociais, iniciativas de turismo responsável e todas as atividades que promovam a socialização.
O Spin Hostel é um espaço aberto, flexível e adaptável às necessidades de cada grupo, bem como às especificidades da sua estadia. A sua caraterística inovadora é a conjugação do trabalho para o desenvolvimento local com a dimensão nacional e internacional, numa ótica de enriquecimento mútuo, estimulando a responsabilização e a participação ativa de todos na vida pública e cívica.
O Spin Hostel acolhe grupos de pessoas provenientes de todos os cantos do mundo, sem limitações de idade, oferecendo alojamento, refeições, espaços de formação e socialização, apoio logistico e outros serviços personalizados, e tudo a preços reduzidos.
O Spin Hostel está inserido no Espaço Comunitário Antiga Escola Rio Tejo no Bairro Padre Cruz em Lisboa. Conta com o apoio da Junta de Freguesia de Carnide e é um projeto gerido pela Associação Spin.
A ideia e o projeto
Em 2012 a Associação Spin recebeu o convite da Junta de Freguesia de Carnide para, em conjunto, reabilitar o espaço da antiga e degradada Escola primária Rio Tejo no Bairro Padre Cruz. A ideia era “recuperar e devolver a Escola à população sob a forma de um espaço comunitário de convívio e de encontro”.
Numa ótica de desenvolvimento do Bairro Padre Cruz e sua internacionalização, a Associação Spin propôs transferir a sua sede trazendo a sua experiência nas áreas da mobilidade juvenil, interculturalidade, educação não formal e intervenção social-comunitária. A Spin também imaginou criar um novo espaço onde se pudessem desenvolver em total autonomia projetos formativos residenciais, mas, ao mesmo tempo em constante relação com a comunidade.
O contexto único do Bairro Padre Cruz e a gestão feita pela Associação Spin assegurariam uma rica experiência intercultural e social para os grupos alojados e para a comunidade, assim como contribuiria para estimular a micro-economia local. Com esses ideais nasceu o Spin Hostel!
Pusemos mãos-à-obra: com poucos recursos e muita criatividade, planeámos e desenhámos novos espaços de alojamento nas antigas salas de aulas. Contámos com o apoio e trabalho voluntário dos nossos sócios, parceiros locais e participantes internacionais para pinturas, limpezas e decorações. Após mais de 1 ano em obras na Escola, finalmente em Setembro de 2013 foi inaugurado o novo “Espaço Comunitário Antiga Escola Rio Tejo”. |
Inauguração do Espaço Comunitário Antiga Escola Rio Tejo, Setembro 2013 |
Neste Espaço Comunitário funciona hoje o Spin Hostel, uma creche e um ginásio.
Tem também salas polivalentes, um museu do Bairro Padre Cruz e é a sede de associações (a Spin, a Ginga Brasil e a Orquestra Filarmónica de Lisboa).
O Spin Hostel abriu as portas em 2014, com o acolhimento do grupo de 25 técnicos de juventude de vários países da Europa no âmbito do projeto internacional “ActivatiON”, financiado pelo Programa Erasmus+. Desde aí já acolheu muitos outros grupos…
Reportagem RTP | Trabalho voluntário no Hostel |